SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

O blog contém um pouco do muito em mim,ou seria melhor muito do pouco em mim?não sei bem ao certo,como acho que não sei bem ao certo de muita coisa que penso saber até hoje.enfim o blog foi feito com muito carinho e atenção a cada mínimo detalhe e é o resultado de anos escrevendo,desde textos da minha infância,adolescência e ate hoje.espero que gostem,sintam-se à vontade para me seguir e comentar.

Quem sou eu

Minha foto
Recife, PE, Brazil
"sou apenas um simples resumo complexo de todas as pessoas que já passaram por minha vida"

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Eu espero o mesmo diferente de sempre


Estou cansado do mesmo,de ver as mesmas coisas,as mesmas notícias repetidas,as mesmas desgraças e paisagens,os mesmos papéis repetidos e jogados no chão,as mesmas folhas rabiscadas pelos mesmos motivos. A mesma revolta pelas velhas causas,a mesma rebeldia sentida por muitos,as mesmas perguntas sem respostas,as mesmas dúvidas sem explicação. Os lugares ainda são os mesmos,as pessoas e as situações ainda são as mesmas.será que só eu mudei,ou será que ainda não me encontrei? Acho que apenas ansioso eu espero,espero por uma ação do tempo e uma improvável mudança das coisas que me afetam. Eu espero por um dia que nunca chega,por uma coisa que jamais cairá do céu,por uma chance que talvez já tenha passado ou seja presente e eu não consigo enxergar. Eu espero pelo imprevisível,espero pelo amanha como se não existisse o hoje. Eu acredito no invisível,vou atrás do improvável,tento o desconhecido mas sei que isso não é o bastante,nada nunca é. Eu tenho forças em mim inabaláveis,opiniões mutáveis,desejos inimagináveis e isso não me torna diferente nem melhor. Eu espero o fim para tentar um novo recomeço,espero que todas as coisas boas me absorvam que as ruins sejam expulsas do meu interior e que eu não permaneça intacto. Eu espero o mesmo novo de sempre,espero que tudo seja diferente e que eu seja eu mesmo,mas nunca o mesmo.







 

O apagar de todas as luzes


muitos param para imaginar o fim,para tentar prever como seria,como as coisas chegariam ao seu ponto final. O fechar de todos os olhos,o apagar de todas as luzes,o perder do chão e confundir-se na escuridão. Eu não acho que devemos pensar nisso,que devemos sempre pensar no pior,esperar apenas coisas ruins,porque sei que o mundo está cheio de coisas ruins,que as coisas boas estão cercadas de coisas negativas que as puxam para baixo mas no fim apenas as coisas boas prevalecerão e farão toda a diferença. Portanto não devemos acreditar em tudo que nos dizem,em todos que aparecem,não devemos desanimar nas primeiras frustrações,sempre devemos rever conceitos sem quebrar princípios,gerar mudanças sem perder a nossa essência,lutar nossas batalhas sem ferir as pessoas erradas. Jamais devemos achar que é tarde demais para sonhar,que somos incapazes de realizar,que não é necessário tentar e lutar pelo que é certo,pois fazer o correto só nos levará a lugares bons e duradouros.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sempre há segundas alternativas


Por mais escuro que pareça o caminho,por menos provável que algumas coisas pareçam sempre há segundas alternativas. Por mais sinceras que algumas coisas pareçam,as aparências enganam e sempre há segundas intenções. Por mais que os planos dêem certos,se entregar ao acaso as vezes não é necessariamente uma loucura. Por mais que pensamentos sejam fundamentais para se fazer algo,as vezes é preciso fazer coisas sem pensar nas conseqüências por mais que as conseqüências sejam drásticas demais para aceitar. Por mais que tentar pareça difícil e desistir com o passar do tempo se torne cada vez mais fácil,nunca é tarde para tentar fazer. Por maiores que sejam as circunstâncias e os obstáculos a frente,nunca devemos nos abalar pois tudo tem seu motivo  maior para acontecer. Por mais claro que seja o fim e mais longe que pareça estar a saída,as coisas só chegam ao fim quando queremos ou desistimos dela. Por mais incerto que pareça o destino e invisível o futuro,ambos só dependem do que fazemos hoje e hoje quanto menos as coisas fazem sentido mais iremos entender no amanha. Por mais  que o amanha não chegue devemos fazer o hoje valer a pena como se realmente fosse o nosso ultimo dia. Por mais impossíveis que coisas possíveis pareçam elas só são chamadas assim porque ainda não foram feitas.

Um motivo para lutar

A coisa que mais nos impede de ser feliz é o medo do sofrimento,a incerteza de não saber se algo vai dar certo ou não é o que prende os nossos pés no chão que nos chão que nos desmotiva a tentar  ir a lugares que queríamos e a partir de lugares que nem deveríamos mais estar. A infelicidade sempre estará presente lado a lado conosco mas não devemos permitir que ela nos assuste ou nos impeça de ir de encontro ao seu oposto(a felicidade). Muitas vezes tropeçamos e caímos e dessas quedas restam feridas que se transformarão em futuras cicatrizes que a pele um dia irá esconder. Devemos fechar os olhos e acreditar que nem tudo é preciso ver para crer. Devemos ser a mudança que queremos ver,devemos olhar no espelho e ver tudo aquilo que queríamos ser e não olhar para traz e ver o que poderíamos ter sido. Devemos nos permitir ao desconhecido,devemos seduzir e sermos seduzidos,devemos nos dedicar ao impossível e não se limitar ao possível. Devemos tentar tornar o improvável mais aceitável,o hoje menos incerto e o futuro mais tolerável. Devemos nos maximizar e nos permitir vencer,devemos multiplicar coisas boas e excluir a tolerância do que é ruim. Devemos tornar as incertezas mais certas e diminuir os obstáculos,devemos fazer de nossas vidas um espetáculo não só nosso mas de todos que amamos e participam dela. Devemos não medir esforços,não julgar opostos e respeitar os próximos. Devemos nos repetir e mudarmos constantemente,devemos fazer com que nossas ações sejam conseqüentes do que pensamos e acreditamos ser certo. Que nosso chão sempre seja firme mas que seja honesto,que nossos passos sigam um ideal,um rumo pelo qual se deve lutar sem temer ,uma razão a defender e um motivo para se viver.

APAIXONE-SE

Amanhã, apaixone-se!
Porque o dia seguinte é o dia mais importante da sua vida.
 É no dia seguinte que sabemos se o dia de ontem valeu a pena.
É no dia seguinte que acordamos para a realidade, ou dormimos um sonho.
A vida da gente começa no dia seguinte, e só existe uma maneira de viver: apaixonado!
Por isso, dance, dance como se ninguém estivesse vendo você!
Trabalhe como se não precisasse do dinheiro!
Corra como se não houvesse a chegada!
Ame como se nunca tivesse sido magoado antes!
Acredite como se não houvesse frustração!
Grite como se ninguém estivesse ouvindo!
Beije como se fosse eterno!
Sorria como se não existissem lágrimas!
Abrace como se fossem todos amigos!
Durma como se não houvesse amanhã!
Crie como se não existisse crítica!
Vá como se não precisasse voltar!
Acorde como se nunca mais você fosse dormir de novo!
Faça a próxima viagem como se fosse a última!
Vista-se como se não conhecesse espelhos!
Proponha como se não existissem recusas!
Brinque como se não tivesse crescido!
Levante como se não tivesse caído!
Case como se não houvesse outra!
Mergulhe como se não houvesse medo!
Ouça como se não existisse o certo ou o errado!
Fale como se não existisse o certo ou o errado!
Aprecie como se fosse eterno!
Viva como se não houvesse fim!
Prefira SER em vez de TER!
SENTIR em vez de FINGIR!
ANDAR em vez de PARAR!
VER em vez de ESCONDER!
ABRIR em vez de FECHAR!
Apaixonar-se é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, espere, regue e cuide. Terá um jardim! Mas esteja preparado, porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas. Se desistir, não terá um jardim, terá um descampado.
A paixão não se vê, não se guarda, não se prende, não se controla, não se compra, não se vende, não se fabrica. A paixão é a diferença entre o sucesso e o fracasso. Entre a dúvida e a certeza. Entre aqueles que gostam do que fazem daqueles que fazem o que gostam.
Apaixonados não esperam, agem! A paixão é o que faz coisas iguais serem diferentes. Lembre-se que a Arca de Noé foi construída por apaixonados que nada conheciam de navegação e embarcação, e o Titanic foi feito por engenheiros profissionais, fabulosos que queriam mostrar o seu poder.
Amanhã quando acordar pense se hoje valeu a pena, e apaixone-se, porque em 24 horas você vai entrar no dia mais importante da sua vida: o dia seguinte!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sensações

Eu me perdi, perdi você,Perdi a voz , o seu querer
Agora sou somente um,Longe de nós um ser comum
Agora sou um vento só. a escuridão. Eu virei pó, fotografia,
Sou lembrança do passado,Agora sou a prova viva
De que nada nessa vida É pra sempre até que prove o contrário

Estar assim, sentir assim
Turbilhão de sensações dentro de mim
Eu amanheço, eu estremeço, eu enlouqueço
Eu te cavalgo embaixo do cair
Da chuva eu reconheço
Estar assim, sentir assim
Turbilhão de sensações dentro de mim
Eu me aqueço, eu endureço
Eu me derreto, eu evaporo
Eu caio em forma de chuva eu reconheço
Eu me transformo

Agora sou um vento só, a escuridão.Eu virei pó, fotografia,
Sou lembrança do passado,Agora sou a prova viva
De que nada nessa vida É pra sempre até que prove o contrário

Estar assim, sentir assim
Turbilhão de sensações dentro de mim
Eu amanheço, eu estremeço, eu enlouqueço
Eu te cavalgo embaixo do cair
Da chuva eu reconheço
Estar assim, sentir assim
Turbilhão de sensações dentro de mim
Eu me aqueço, eu endureço
Eu me derreto, eu evaporo
Eu caio em forma de chuva
Agora sou um vento só, a escuridão
Eu virei pó, fotografia,
Sou lembrança do passado...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dicas para viver melhor:


OTIMISMO,para cultivar o bom e diminuir o ruim. É olhar um copo pela metade e encara-lo como quase cheio e não quase vazio.
BOM HUMOR,para tentar capturar das coisas ruins as coisas boas,sorrir mais,sorrir sempre,sorrir da vida,das dificuldades e aceita-las tanto a vida quanto as dificuldades como coisas fáceis.a vida fácil de se viver e as adversidades mais fáceis de se ver e acima de tudo saber sorrir de si mesmo.
AUTOESTIMA,para gostar de si mesmo apesar das perdas que podem e irão acontecer,é não abandonar a si mesmo e esquecer de viver. É após uma queda levantar mais preparado sentir-se mais forte e competente para as superações da vida.
AUTOEFICÁCIA,para fazer o que se quer e se gosta com prazer,é gostar do que se faz e fazer com a máxima perfeição possível. É saber usar as cartas que a vida lhe oferece na hora que devem ser usadas a seu favor. É saber usar as pedras que lhe jogam e que aparecem em seu caminho com sabedoria e com um olhar de cima sem abaixar a cabeça. É não se entregar ao acaso ou a própria sorte é não esperar simplesmente pelo seu destino mas sim tomar suas decisões e traçar você mesmo seu próprio caminho.

Como tudo que hoje é,eu já fui...


Entreguei a minha vida de bandeja,fiz do meu pecado sobremesa para uma refeição crua e amarga,meu corpo carrega a nudez da vergonha e da dignidade,minha pele cobre a desgraça que sob ela excede todo o mal que escondo. Minha mentira tornou-se um modo de vida para encarar a vida de um modo diferente,em minha frente restam muitas coisas mas nem tantas coisas comparadas ao que já passei e estão não atraz de mim me perseguindo mas sim dentro de mim me possuindo. Como tudo que hoje é,eu já fui e muito mais ainda serei. Como tudo porque já passei e já passou em minha vida sei que amanha muita coisa ainda irei passar para entender melhor o hoje que amanha já terá passado. Como tudo que esteve eu já estive e ainda estou pois sei que em alguns lugares eu ainda não morri completamente e ainda estou vivo. Como tudo que eu quis nem sempre pude ter,querer não foi e jamais será força o suficiente para se conseguir algo.

Como uma chama


sou como uma chama queimando,exalando meu males,soltando meus verbos sem muito efeito. Sou uma bola de sangue prestes a explodir a qualquer momento. Sou como saliva ao chão,secando cada vez mais rápido e sei que é só uma questão de tempo para eu sumir de vez. Sou como um verme rastejante,esperando a hora da morte ,esperando que o tempo pare ou passe depreca demais para poder sentir-me vivo de novo. Sigo fora da linha e não sigo meus princípios  uma vez que todos eles me abandonaram. Não sigo um rumo,sou um ponto sem partida um fluxo sem corrente,uma corrente sem caminho,sou como o tempo sem destino e perdido na linha do esquecimento.sou um fluxo corrente sem caminho,decorrente de algum lugar qualquer. Me sinto resistente a tudo, imune a realidade,impune a injustiça,as impossibilidades do relógio,a incerteza dos ponteiros,as adversidades dos momentos a qualquer probabilidade de se viver a qualquer possibilidade de ser.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

poderia...


Poderia ter sido mais duradouro mas não poderia ter sido tão intenso quanto foi. Poderia não ter passado tão rápido assim e poderia o passado não ter tanto poder sob mim. Poderia não ter sido real mas não poderia ter sido tão verdadeiro,poderia a verdade ser uma mentira e eu não deveria estar sentindo o que estou agora. Poderia não ter dado tempo mas o tempo não poderia ter sido tão eterno quanto foi. Poderia minha mente ter fingido,meu corpo não ter sentido,algumas coisas poderiam ter perdido os sentidos,poderia nada ter o seu real motivo e as conseqüências poderiam não ter existido. Poderia as coisas seguirem o seu rumo mas não poderiam ser tão distorcidas quanto foram,poderia o bem não ter perdido a sua essência e poderia a inocência não se confundir. Poderia minha alma ter partido,meu coração mentido,meus olhos não visto e eu não deveria ter evitado. As folhas poderiam ter parado de cair,as lágrimas poderiam ter voltado aos olhos sem sentir,poderia não ter sido tão simples assim poderia não ter efeito em mim,mas tem e foi exatamente o que eu precisava,mais do que eu esperava e bem menos do que eu pensava. Poderia não ter sido o que foi,eu poderia ter deixado para depois como as demais coisas que sempre deixo,mas não deixei. E quando eu achei me perdi,quando me encontrei percebi que o nada que eu era,e o tudo que eu possuía em minha mão com a ilusão de que tudo era perfeito e pra sempre,porém há erros,falhas,defeitos e há momentos em que o que mais queremos é esquecer ou simplesmente não lembrar sem retroceder ou avançar. Poderia não ter tido um fim poderia ter sido simples assim e poderia não ter sido nada em mim,mas foi,é e sempre será.

E pensar que eu já estive no topo...


E pensar que eu já estive no topo,já tive em mim muitas vidas,muitas fazes e coisas perdidas.eu estou caindo,cada vez mais depreca,está cada vez mais difícil me erguer e suportar. Muito suportei mas ainda estou aqui  é pouco provável que eu permaneça por muito tempo mas ainda estou aqui. Me esquecendo pelos cantos me deixando esquecer. Fazendo o que posso fazer em quanto ainda posso e com o que ainda tenho. Estou cercado pelo vazio,preso pelo inseguro. O medo me encoraja,me faz sentir-me vivo como poucas vezes me senti antes. Algo me enfraquece cada dia mais e mais,me distancia das minhas virtudes fazendo com que meus pecados me fortifiquem. Eu ainda estou aqui,apesar dos pesares,com todos os erros e males que possuo,levando meu pesar,com muito pouco dos sonhos que tento alcançar e com reações diversas aos mesmos sentimentos. E  pensar que já fui completo,que já tive a mim mesmo,que já tive em mim mesmo tudo que queria e procurava. E pensar que a minha procura já tinha acabado e que eu já possuía o que devia. E pensar que a coisa que eu mais desprezava é hoje a coisa mais bela pra mim. E pensar que tudo não mudaria tão rápido assim,que o pouco não seria tão muito p mim.  Não sei até quando poderei suportar,sei que algumas coisas não posso impedir,que outras não posso mudar mas como posso deter o meu destino? Como posso voltar ao passado para mudar o futuro?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

jamais desista de você

Jamais desista de você,não se dê as costas,não se prenda a limitações pois não existem barreiras para descobrir a si mesmo. Jamais pense ser incapaz de algo que você não conhece ou nem mesmo tentou fazer. Não se prive de inovações nem de mudanças,pois a melhor maneira de se conhecer é se arriscando ao desconhecido. Não imagine somente o óbvio,não se contente apenas com o pouco,percorra por cada lugar que a sua imaginação possa te levar. Fuga sempre do constante,não queira apenas o bastante pois nem sempre o mesmo de cada dia satisfaz. Tenha ganância por sabedoria e conhecimento,audácia com cautela e paciência. feito isto,a vitória será apenas uma questão de tempo. Não se prive de desafios,nunca saiba até onde você pode chegar nem até onde chega o fim de suas forças. Perca o freio mas não a direção,mude todos os sentidos mas nunca desvie o caminho. Se supere constantemente,diariamente,esqueça do que você é capaz. Jamais se esqueça de onde você veio nem o que és,tenha certeza do que queres,saibas aonde queres chegar,mas jamais aonde poderás ir pois Só se conquista algo que até então não lhe pertencia. Destrua mundos,crie outros sob eles,crie novas expectativas,recrie velhos erros e se possível os torne em acertos,saiba quando começar e quando parar,respeite o diferente,não julgue o incerto,não confie nem mesmo na verdade do homem,pois sempre existe mais de uma.desfrute de novos gostos e sabores,não se prenda a dores desnecessárias,lute contra você mesmo em busca de respostas que só você pode ter,fuja de uma única realidade,vá em busca da veracidade das coisas que não encontra em si mesmo.seja sempre o mesmo de maneiras e idéias diferentes.

Por várias vezes...


Por várias vezes já me encontrei perdido,por várias vezes já me achei em lugares que não deveria estar,por várias vezes já me vi por baixo e tudo que eu mais temia sob mim. Por várias vezes vi meu céu cair e meu chão não me suportar,por várias vezes pude desenhar um caminho e empurrar meus passos por ele,por várias vezes consegui evitar o pior,mesmo sem ter armas para lutar,por várias vezes tive que sangrar para me sentir vivo,e tive que morrer várias vezes renascendo em berços estranhos. Por várias vezes vi o mal em mim dominar o que eu mais desejava e não pude fazer nada.por várias vezes as armas em minhas mãos que podiam me ferir me curaram e as rosas que tive de dar feriram alguém. Por várias vezes algo que se encontrava em mim eu tive que manifestar em outra pessoa,algo p se lembrar,algo para me esquecer,por várias vezes essas coisas me fizeram perguntar o porque de tanta coisa,coisas que eu nunca saberei o porque aconteceram nem porque se foram. Por maiores que sejam minhas tentativas de acertar,apenas as perdas em minha mente me lembrarão de algo amanha. Por várias vezes aceitei a minha solidão,só não aprendi a aceitar o meu destino,por muitas vezes o tempo voou  em mim e muitas coisas que eu deixei para depois não estão mais aqui. Por várias vezes cacei a mim mesmo e fui eu meu maior inimigo,e foram minhas palavras meu maior predador. Por várias vezes sem muitas oportunidades eram mínimas as minhas chances e eu me vi derrotado e no chão,mas por várias vezes eu levantei e fiquei de pé,mesmo quando tive que carregar um peso enorme em meus ombros,mesmo quando duvidaram e não acreditaram na minha força de vontade,mesmo quando não era fácil ficar de pé. Por várias vezes caí e não tive muito apoio para me levantar e muitas vezes tive que me erguer só,tirando forças que nem mesmo eu sei de onde surgiram.

Eu queria tentar um pouco mais...

Eu queria tentar um pouco mais,ousar um pouco mais,me levar mais a sério e não levar nada mais tão a sério. Queria que o tudo não fosse muito,que o pouco fosse muito para alguns e que o nada não custasse tanto para muitos. Eu queria que o bastante não existisse,que os exageros fossem mais constantes,que os sentimentos fossem mais duradouros e verdadeiros. Eu queria que a falta de juízo fosse mais lúcida,que se me faltasse algo que fosse a vergonha de viver,o medo de sofrer e a dor de uma perda. Eu queria tentar não me conter,não me privar,não acreditar nas pessoas,não estar sempre numa boa e não ser lembranças ruins para alguém. Eu tentei não querer ser um só mesmo sabendo o que me esperava. Eu tentei não querer acreditar no destino,não me sentir preparado para tudo mesmo sem estar. Eu queria tentar esquecer o que já se foi,o que ainda está aqui, o que não me deixa em paz. Eu queria aceitar que o amanha não é para sempre e que o hoje pode ser eterno. Eu tentei querer o melhor para mim,sem afetar nada e sem fazer mal a ninguém,eu queria tentar me pertencer e não me perder por onde ando. eu tentei querer algo diferente nas mesmas coisas de sempre,quis tentar pelo mesmo,fazer coisas diferentes,quis seguir o mesmo caminho e ver outras paisagens. Mas acima de tudo a coisa que eu mais tentei foi entender a mim e ao mundo,o que eu jamais tentei foi o que me tenta todos os dias e me afasta de meus princípios. O que eu mais quis foi ser feliz e fazer alguém feliz,o que eu jamais busquei foi sofrer e fazer ninguém sofrer,porém ambas as coisas já me ocorreram e ainda me ocorrem.

Se uma coisa tem de ser feita...


Se uma coisa tem de ser feita,que seja bem feita,com o melhor em sua essência,com a melhor exatidão possível. Se algo tem de ser dado,que seja dado por completo sem medir esforços,gratidões ou arrependimentos. Se algo tiver de ser conquistado,que seja com honestidade e que seja mais de uma vez para provar que realmente nos pertence. Só é impossível o que ainda não realizamos,só é sonho o que ainda não vivemos. Devemos lembrar sempre que o mundo esta cheio de bons pensamentos,de novas idéias e acima de tudo de boas iniciativas mas o que falta são atitudes e o que excede é a presença do medo. Não devemos temer o que não conhecemos,devemos nos livrar dos riscos e conseqüências que a vida nos oferece. Não são sonhos que mudam vidas,que constroem nações,que destroem tiranias,que movem montanhas,criam gerações e geram inconseqüentes reações. São atos,e só eles definem um ser e o diferenciam dos demais. São atitudes que formam um conjunto,que quebram paradigmas e reformulam teorias. Mas para fazer é preciso ter mais que um simples ato,é preciso ter coragem para fazer,audácia para tentar,força para encarar as conseqüências e sabedoria para mantê-las firmes. Porque mais difícil do que chegar ao topo é permanecer nele.

A capacidade de superação é sua!

Existem pessoas que buscam algo,que esperam por alguma coisa e que acreditam apenas no que vêem,se você tiver um sonho,não importa qual seja,é possível,você pode torna-lo possível e só depende de você que ele seja realidade. Por mais que ninguém acredite em você,por mais que todos duvidem de você,sempre acredite em você mesmo e jamais se limite,não se ache incapaz de fazer o que os outros não podem fazer.jamais duvide que você possa chegar aonde você deseja,todo sonho pode ser possível e se queres chegar a algum lugar não importa qual seja,vá em frente,corra atraz,jamais desista,não reprima sua força,por mais que a fraqueza seja forte e os obstáculos sejam difíceis a capacidade de superação é sua.

o que eu vivi se perdeu

Eu perdi o tempo,eu perdi minha verdade e agora tudo é mentira,tudo que eu acreditava não existe e tudo que eu vivi se perdeu. Eu me perdi em meu próprio destino,não devido a minhas ações  mas sim a minhas faltas de atitudes. Não importa aonde eu vá,não importa o que eu faça,todos os caminhos me levam ao início,ao exato lugar onde eu me perdi. Fui enganado por minhas mentiras,pelas mesmas mentiras que um dia já foram verdade em minha boca,e hoje apenas tenho incertezas e uma única certeza de que tudo um dia volta,todas as coisas boas e ruins um dia voltam,um dia reencarnam em coisas normais. Nada se vai por completo,apenas tudo tem o seu tempo certo de acontecer,ser esquecido e ser lembrado. Tudo volta,muitas vezes mais forte do que antes,mais arrasador e imponente,mais destruidor e inocente,mais verdadeiro do que certas verdades,querendo sempre mais e levando cada vez mais de nós.