SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

O blog contém um pouco do muito em mim,ou seria melhor muito do pouco em mim?não sei bem ao certo,como acho que não sei bem ao certo de muita coisa que penso saber até hoje.enfim o blog foi feito com muito carinho e atenção a cada mínimo detalhe e é o resultado de anos escrevendo,desde textos da minha infância,adolescência e ate hoje.espero que gostem,sintam-se à vontade para me seguir e comentar.

Quem sou eu

Minha foto
Recife, PE, Brazil
"sou apenas um simples resumo complexo de todas as pessoas que já passaram por minha vida"

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Todos os dias

Todos os dias eu olho para o nada, sinto o vento em meu rosto e não consigo encontrar o meu lugar, não consigo enxergar um futuro em mim. Vejo tudo que passei, o pouco que evolui, o muito que aprendi e o pouco que coloquei em prática. Não me sinto seguro onde estou, é cada vez mais incerto para onde vou, cada dia é mais doloroso do que o anterior. Ao olhar para meu interior só encontro mentiras, vergonha e arrependimento mas também há coisas boas. Não consigo tirar proveito o suficiente do que me aconteceu de ruim na vida, ainda levo muitas mágoas muitas dúvidas ainda me devastam. Todos os dias são como folhas ao vento, é sempre o mesmo diferente de sempre que nunca quis para mim e sempre corri atrás. Todos os dias pessoas me surpreendem e me fazem desacreditar cada vez mais nelas, em mim mesmo e em tudo que acredito. Todos os dias a fumaça é a mesma, a mentira estampada rasteja, o medo fareja algo novo, o mar continua a devastar e eu a dar passos na areia. Todos os dias os sons mudam, os lugares saem do lugar, o ócio permanece se confunde com a ferrugem, se corta como a pele que cobre toda a falta de pudor. Todos os dias trazem a mesma indignação, a mesma insônia nas noites, o mesmo gosto na boca do que não gosto, o mesmo cheiro a andar por diferentes ruas. Todos os dias são as mesmas palavras ditas de formas contrárias, carregando o mesmo significado sem fundamento e ninguém a perceber. Todos os dias tudo está a crescer os valores a diminuir, a inércia a permanecer estática sem estatísticas que aumentem a verdade dentro de nós. Todos os dias mesmo com tudo em minhas mãos algo me falta, algo custa a me completar e me força a errar cada vez mais sem poder olhar e aprender com meus erros. Todos os dias eu me torno obsoleto de um novo jeito e descubro uma outra nova maneira de representar o meu próprio papel. Todos os dias é sempre o mesmo suor cansado, uma nova chance perdida, um trabalho inacabado, o mormaço que sobe do chão trazendo toda a ilusão do próximo dia.

Eu não peço ajuda


Eu não peço ajuda. Por mais que a situação seja complicada, por maiores que sejam os obstáculos eu prefiro caminhar sozinho pela estrada rumo aos penhascos que levo em mim e que me levam ao fiasco de qualquer inevitável fim, ao começo do que acabou a ponta do estopim. Eu não peço ajuda mesmo com tudo desabando ao meu redor,mesmo com as minhas mãos cansadas e emu corpo exausto eu aguardo o fim. Eu guardo em mim o que não deveria guardar, o que os outros não se importariam em escutar  porque sei que nada poderiam fazer para me ajudar. Eu prefiro carregar em mim todo o peso de erros irreparáveis, todo o arrependimento que o mundo exala e poucos se incomodam. Eu escolhi me esquecer as vezes, me perder por caminhos que apenas me trouxeram de volta ao mesmo lugar em mim. Pouco aprendi com os dias de sol em minha vida onde estive cercado de pessoas, mas muito me ensinaram as tempestades que tive de passar sempre sozinho. Eu não peço ajuda pois sei que ela não irá trazer a solução para os meus problemas, a luz para os meus dias de escuridão, nem irá preencher a devassidão que me imunda constantemente. Sei que se a ajuda algum dia chegar ela não irá refazer as minhas loucuras nem irá trazer para minhas doenças a cura. Prefiro me conter dentro de mim mesmo não confiar em mão amigas não me apoiar em braços estranhos repousar sob os obstáculos e descansar tranqüilo após meu fracasso. Eu não peço ajuda porque por mais barato que seja algumas coisas eu jamais terei como pagar e não quero me agarrar a favores. Eu prefiro me reservar e me guardar para qualquer outro momento de disputa onde eu possa talvez ganhar mas principalmente aprender com minhas quedas a levantar mais forte e preparado para lutar.   

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Culpo-te


Hoje foi mais um dia que passou…um entre tantos…mais um.

Dói-me a cabeça, cansado de pensar, de vaguear por aí.

Passado...

Não era suposto servires como um farol a iluminar-me o presente? Então porque é que me atracas a ti como um porto?

Mais um dia…pensei sim…como todos os dias religiosamente o faço.

Queria ser o outro, aquele que inocentemente e ingenuamente ainda acreditava…

Acreditas que me tornei seco? Amargo? Racional? Acreditas que o mesmo que amou desmedidamente, o mesmo que viveu de amor, e por amor, o mesmo que te deu o mundo sem te o pedir de volta…Acreditas que morri? Que não tenho nada, nada mais para dar? Acreditas que já nada cá chega, que nada toca?

Estou preso dentro deste corpo irrequieto que se dá ao luxo de pensar…Já não tenho nada, estou vazio…

Mais uma historia.

Mais um.

Nem o senti.

Passou.

Durou o tempo previsível da paixão…mas o amor não chegou…

Como nunca chega, como já não chega há muito tempo…

Culpo-te por me teres dado tudo…

Sou bem mais feliz sem ti, e não há dia que passe que não me orgulhe do caminho que percorri para me libertar… Mas perdi o brilho, a inocência que tinha…a capacidade de acreditar...a capacidade de amar.

Tantas historias, tantos sentimentos, tantas entregas, tantos momentos…

Já não fazes parte de nada.

Memórias que carrego…hoje as boas, ontem as más…no entanto é o que vivi contigo que me prende, que me aprisiona, que me tornou assim…

Culpo-te por me teres amado demais.

Culpo-te.

Mude



"Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê as tuas roupas velhas. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira pra passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma do outro lado da cama. Assista a outros programas de TV, compre outros jornais... leia outros livros. Viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escrevas outras poesias. Jogue fora os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Mude. Lembre-se que a vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um novo emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas. Mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda!"Pedro Bial

Até o fim



"Não precisa ser para sempre, mas precisa ser ate o fim!"

"Para sempre" é nada mais nada menos que um dia depois do outro. Ou seja, é construção. Em princípio, não existe. Mas basta que façamos a mesma escolha sucessivamente e teremos construído o "para sempre".
O que quero dizer é que o "sempre" não é magia nem tão pouco um tempo que pré-exista. Ele é conseqüência. Nada mais que conseqüência de uma sucessão de dias, vividos minuto por minuto.
Quanto ao amor,há quem acredite que só é de verdade se durar "ate que a morte os separe". Outros, como o grande Vinicius de Moraes poetizou, apostam no "que seja eterno enquanto dure". Eu, neste caso, admiro a coragem de quem vai até ao fim, de quem se entrega inteiramente ao que sente, de quem se permite viver aquilo que o seu coração pede até que todas as chamas se apaguem. Mais do que isso: até que as brasas esfriem e " depois de todas as tentativas " nada mais possa ser resgatado do fogo que um dia ardeu.
Claro que não estou a defender a constância indefinida de atitudes desequilibradas, exageros desnecessários ou situações destrutivas. Mas concordo plenamente com o que está escrito no comovente "Quase", de Sarah Westphal (muitas vezes atribuído a Luiz Fernando Veríssimo): ... "Prós erros há perdão; prós fracassos, chance; prós amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar" ...
Porque de corações partidos por causa de um amor vivido pela metade estão as ruas cheias. Assim como de almas que perambulam feito pontos-de-interrogação, a questionarem-se o que mais poderiam ter feito para que o outro também estivesse presente, para que não fugisse tão furtivamente, tão covardemente, tão sordidamente.
É por isso que insisto: muito mais do que nos preocuparmos com o "para sempre", precisamos começar a investir no "até o fim", para que o "agora" tenha mais significado, para que as intenções, as palavras, as atitudes e todos os recomeços façam parte de uma historia mais sólida, menos prostituída, que realmente valha a pena.
Sei que, em alguns casos, motivos de força maior impedem um amor de ser vivido (e daí a separação pode ser sinal de maturidade), mas na maioria das vezes o que afasta dois corações é muito mais intolerância, ilusões ou auto-defesas tolas do que algo que realmente justifique o lamentável desfecho.
O outro não quer? Desistiu? Acobardou-se? Ok! Por mais imbecil que seja, é um direito dele. Está certo de que fizeste o que estava ao teu alcance e depois... bem, depois recolhe-te e pondera: "prós amores impossíveis, tempo". Tempo em que tu acabarás por descobrir que a vida tem o seu jeito misterioso de fazer o amor acontecer, mas que " no final das contas " feliz mesmo é quem, apesar de tudo, tem coragem de ir até o fim!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Momentos sóbrios


Já tive momentos sóbrios em minha vida que não me levaram a lugar algum ou me fizeram gastar tempo em vão ou me fizeram perder o valioso tempo a ser gasto. Já tive momentos vagos em meus dias,os quais nunca tive e jamais voltarão os mesmos. Já tive dias sombrios em meu caminho,que muito levaram de mim e muito contribuíram para o que sou hoje. Já tive fraquezas me dominando,arrancando de mim o meu pior e o que não quis dar. Já tive horas confusas em meu relógio que se perderam com o pouco espaço de tempo que tive. Já tive perdas irreparáveis que sempre estiveram presentes em meu presente e hoje são apenas passado. Já pude ter o futuro em minhas mão,já previ o fim,conduzi meu destino,mudei meu rumo e o sentido de minhas palavras. Já provei doces armadilhas,já tive revelada minhas mentiras, já quebrei a cara por batidas contra mim mesmo,já dei investidas erradas e mantive minha postura mesmo sem poder. Já tive dias de fúria sem conter meus atos, já desfiz laços que não poderiam ser quebrados,já pintei traços invisíveis, avistei paisagens indescritíveis que como os momentos que tive já não estão mais aqui. Já tive muito mais do que eu precisava para ser feliz e hoje tenho apenas o bastante. Já me perdi em dias por noites e em noites por dias,já troquei o certo pelo errado quando não queria acertar. Já me deixei levar pelo acaso e desfrutei de bons momentos,já me entreguei a contratempos que só atrasaram meus pensamentos confundiram meus passos e me ensinaram a viver melhor.

Sonho do menino no sertão



De longe se pode ver o calor que a terra exala,quase como fogo estala. E com pés quase descalços rachando a estrada sempre torta a poeira pouco levanta para levar a vida quase morta. E de repente o corpo entorta,para não bater de porta em porta buscando ajuda sem resposta,pois quem não tem quase nada por maior que seja a vontade não pode dar o que não comporta. Em resistir o corpo teima,como o fogo a terra queima,a paisagem arde e ensina que o pouco que temos é muito para quem precisa. A única água que surge e escorre ate a boca é a dos olhos a chorar,tão salgada quanto a do mar e a cede não pode saciar. Quando surge no horizonte lentamente a caminhar com o mormaço inflamável e a poeira a levantar,é a água a chegar na cabeça a carregar com o sofrimento a transbordar,tão barrenta quanto lama mas a cede vai aliviar. Tudo é sempre a mesma coisa no sertão,não há como mudar a visão,os dias chegam sem razão e da mesma forma se vão. Prato vazio na mesa só é cheio com a tristeza que não satisfaz nem alimenta e vai além do que o corpo agüenta. A noite chega sem o sono,na barriga o vazio sem dono que deixa de lado o sonho e a vontade de acordar. E de repente surge água no sertão,as folhas não mais cairão,os animais não mais morrerão,até a poeira vira lama e a vida é mais doce do que o açúcar da cana. Na terra vermelha e seca já se pode plantar o pão nosso de cada dia para se alimentar. Na mesa farta os olhos a brilhar,a fome que custava em passar agora se vai sem pensar e demora a voltar. A manha chega sem hesitar para acordar o menino do sonho que não pode mais sonhar. Um novo dia é chegado e a velha realidade tem de se encarar.

Contar estrelas



Venha comigo e não pedirei mais desculpas,quero apenas dizer que te amo e mostrar o quanto isso significa para mim. Eu tentei te encontrar em mim da maneira mais errada e trazer você de volta para te contar os meus segredos e fazer minhas as suas perguntas. Quando vamos parar de rodar em círculos pela mesma estrada? Eu só queria te mostrar o tamanho do meu amor e não saber até onde podemos chegar sem olhar fotos e lembrar datas,as perguntas ainda permanecem parece ate que você escreveu em meu coração. Já não há mais muros para pintar,as árvores feridas com nosso nomes foram à baixo,não vejo mais as nossa pegadas juntas hoje estão pela metade. Vamos voltar a contar estrelas refazer os pedidos e esquecer o que o povo diz. Estou a me embriagar mais uma vez e volto a escrever coisas tristes. Não vejo ninguém em seu lugar as vezes procuro motivos para continuar e não encontro,você é para mim tudo que eu tenho agora e a única coisa em que posso me apoiar. A luz se apaga aos poucos e me distancio cada vez mais de você,tento seguir os meus passos agora sozinho e continuar sem você o meu caminho. Assumo todos os riscos de antes deixando me levar em um tempo além de mim por estradas qualquer. De tudo,quero apenas realizar as nossas promessas e provar que eram mentiras todas as verdades que nos disseram e que estávamos certos em não desistir de nós.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Poderes e mentiras!!!!

Aonde está a verdade senão escondida atrás da mentira. Temos centenas de exemplos claros de que estamos sendo enganados por aqueles que só estão lá porque nós colocamos,porque nós escolhemos estar. Estamos sendo enganados por nós mesmos,pelo próprio mal que criamos,a verdade vai muito além do que se vê na TV,do que se lê nos jornais,do que se ouve no rádio,pode-se até dizer que são muitas as mentiras transmitidas por esses meios,por esse enorme câncer que vem aumentando e se alastrando pelas ruas em forma de informações e notícias,disseminando da nossa mente a capacidade de saber o que é certo e tolerável,do que é verdade e mentira. A verdade pode ser comprada facilmente enquanto a mentira espalhada lentamente e aos poucos dominando e mudando o rumo de nossas mentes. Quantos já se enganaram pelo que achava certo? Quantos foram os traídos pelo que acreditava? Uma briga de poder se inicia quando uma verdade corre o risco de vir “a tona” ou uma mentira desmascarada e revelada a sua verdadeira face. Alguns poderes por mais inabaláveis que sejam devem ser combatidos,pois mesmo que a vitória pareça improvável e inútil,lutar por aquilo que se acha certo jamais será uma perda de tempo. Muito pelo contrário,isso é tudo que deve ser feito. A verdade jamais será o que se pode provar enquanto provas poderão ser derrubadas e poderes poderão torna-las mentiras. A mentira está em todos os rostos que vemos todos os dias,está na verdade corrompida,nas faces dos que amamos,nos bens que possuímos e em todos os males que desejamos. A mentira está na verdade que procuramos,tornando o caminho que percorremos mais duvidoso e obsoleto.

E se tudo fosse uma grande mentira?

E se tudo fosse uma grande mentira? E se de repente a verdade não mais existir? E se as lembranças se apagarem,o socorro não vier e as memórias sumissem e fossem substituídas pelo vazio? E se tudo fosse um sonho do qual não se pode acordar? E se a realidade não existisse? E se tudo mudasse? Se o mesmo fosse diferente? E se os meus olhos vissem as mesmas coisas como novas? E toda a velhice de sempre se renovasse? E se o tempo voltasse e transformasse os velhos lugares em novas paisagens,os mesmos rostos em diferentes faces? E se as dúvidas acabassem dando lugar a outras? E se o tempo fosse outro para traz e para frente? E se de repente eu tivesse tudo em minhas mãos novamente? Eu faria algo diferente ou cometeria os mesmos erros de sempre? E se o frio fosse quente,o perto distante, o importante nem tão importante? E se esse novo começo surgiu de um fim em mim? E se o que era bom para mim já não é tão bom assim? E se a inspiração sumisse e a respiração faltasse?

Hei cara!!!!

E aí cara! Você colhe rosas em jardins estranhos,você escolhe seus mundos,você escolhe seus amores e desperdiça paixões. Você cria falcas luzes para fugir da escuridão,você planta coisas que jamais irá colher sem saber que um certo dia tudo irá voltar,as coisas boas e ruins em um simples dia quando os sinos tocarem. Você espera por um dia que jamais chegará,você espera por uma nova respiração e por uma maneira diferente de ver as coisas mas se esquece que o espaço de hoje não é o mesmo de ontem e nem permanecerá o mesmo no amanha. Hei cara! Você espera por um depois que não existe,todo dia,todo tempo é um novo desafio e parece pouco para você,coisas novas virão. Você vive a sua vida esperando por novas expectativas,recriando novas formas de amar e descobrindo novas maneiras de fazer alguém sofrer. Nem todo dia estará com você cara! Nem todo tempo te pertencerá,nem toda vitória estará ao seu alcance. Alguns chagarão trazendo novas coisas que jamais te pertencerão. Você jamais será o mesmo. Você nem sempre foi o mesmo,pois coisas novas e inesperadas aconteceram,fugindo dos planos que você nunca fez,transformando o que era novo em velho. Musicas não são as mesmas,caminhos tomarão seu rumo sozinho,pessoas não serão as mesmas  te obrigando a mudar e você ainda planta as mesmas coisas de antes que não vão te levar a lugar nenhum. E então cara,você se surpreenderá  e descobrira coisas em você que nem mesmo você imaginava,você fará coisas que nem pensava poder fazer. Então é chegado o fim de um novo início,boa sorte cara!